LETREIRO


quarta-feira, 20 de junho de 2012

MODERNISMO NO BRASIL (1922-1980)

NO BRASIL
Momento sociocultural
Ø  As máquinas e o ritmo acelerado da civilização industrial se incorporavam à paisagem brasileira.
Ø  Problemas sociais antigos continuam sem solução, produzindo tensões e conflitos graves. Os meios intelectuais sentem que é preciso reformar o Brasil, mergulhado numa contradição grave: ao mesmo tempo em que se modernizava, mantinha uma organização social arcaica.


Características literárias
Ø  A 1ª fase é a da ruptura com o passado. Humor, uso coloquial, primitivismo, vanguardas, tudo é válido para criar uma literatura em sintonia com os novos tempos.
Ø  Na 2ª fase se estabelecem o romance regionalista, que retrata uma certa região do país, e a prosa intimista, que estuda o homem urbano.
Ø  A 3ª fase nega algumas das propostas da 1ª e retoma o uso cuidadoso e consciente da palavra. O número de correntes literárias e autores cresce, o que torna difícil classificar essa fase.
Autores e obras
Ø  Mário de Andrade: deixou uma obra vasta e muito influente, onde os destaques são Paulicéia Desvairada (1922), Macunaíma (1928), Contos Novos (1946), Lira Paulistana (1946).
Ø  Oswald de Andrade: incorporou elementos das vanguardas européias em seus poemas. Escreveu Memórias Sentimentais de João Miramar (1924), Paul Brasil (1925), Serafim Ponte Grande (1933), O Rei da Vela (1937).
Ø  Manuel Bandeira: deixou obra lírica, precisa e simples, mas muito bem construída. Destacam-se Libertinagem (1930), Estrela da Manhã (1936), Itinerário de Parságada (1954), Estrela da Vida Inteira (1966).
Ø  Graciliano Ramos: expoente do romance regional e de análise psicológica. Principais obras: São Bernardo (1934), Angústia (1936), Vidas Secas (1938), Memórias do Cárcere (1953).
Ø  Carlos Drummond de Andrade: considerado o maior poeta da literatura brasileira, deixou obra que expressa a angústia do homem contemporâneo. Destaques: Alguma Poesia (1930), Sentimento do Mundo (1940), A Rosa do Povo(1945), Claro Enigma (1951), Boitempo (1968).
Ø  João Cabral de Melo Neto: um dos poetas brasileiros mais importantes, deixou obra sem exageros sentimentais, precisa e seca. Destaques: Pedra do Sono (1942), O Cão sem Plumas (1950), Morte e Vida Severina (1956), Museu de Tudo (1975).
Ø  Clarice Lispector: autora de obra voltada ao intimismo e ao mergulho psique dos personagens. Principais obras: A Cidade Sitiada (1949), A Paixão segundo G.H. (1964), Água Viva (1973), A Via-Crucis do Corpo (1974), A Hora da Estrela (1977).
Ø  Guimarães Rosa: usando o sertão mineiro como cenário, criou obra que investiga temas universais. Destaques: Saragana (1946), Corpo de Baile (1956), Grande Sertão:Veredas (1956), Tutaméia (Terceiras Estórias), (1967).
Ø  Cecília Meireles: Escreveu uma poesia repleta de musicalidade, demonstrando influências simbolistas. Escreveu Mar Absoluto (1945), Romanceiro da Inconfidência (1953) e outros.

Nenhum comentário: