LETREIRO


O que estudar para o Enem

Saiba as matérias do Enem e confira o que estudar para a prova do Enem



O que estudar para o Enem O que estudar para o Enem


O Enem tem se tornado um fantasma que persegue os estudantes. São tantas as matérias e às vezes tão pouco tempo para estudar para a prova do Enem.

O que realmente é importante para o Enem é a capacidade de ler e de interpretar do aluno, então decorar realmente não ajuda muito, porque nas provas do Enem os temas sempre são abordados de uma maneira que o candidato seja forçado a demonstrar o que ele realmente aprendeu durante sua vida estudantil. Ou seja, não é só decorar uma fórmula ou outra, tem que saber pra que ela serve e como deve ser usada.
Mas o que estudar para Enem?

Se o nome é Exame Nacional do Ensino Médio, nada mais coerente do que estudar as matérias do Ensino Médio, isso é muito abrangente, mas é a realidade, as questões do Enem abrangem vários temas em apenas uma questão, então o certo mesmo é dar uma boa lida nos cadernos velhos que irão ajudar bastante.
Estude bastante as Matérias do ensino médio dando um destaque maior para os conteúdos das seguintes matérias: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Língua Estrangeira, etc. Se você tem uma boa bagagem sobre essas matérias que aprendeu no ensino médio, é bom dar uma “repassada”, lendo e fazendo exercícios para refrescar a memória e assim ficar mais afiado para no momento da prova não “dar branco”.

Outro ponto importante na prova do Enem e que pesa bastante no resultado final, são as redações do Enem que valem muito! Portanto estude bastante as técnicas de como fazer uma boa redação para o Enem e fique por dentro de todos os assuntos da atualidade que envolvem política, economia e meio ambiente, pois certamente a redação do Enem exigirá o conhecimento sobre um desses assuntos.
 
Veja o que vai cair na prova do Enem

Uma coisa sobre o ENEM já é certa. Ela é uma prova de contextualização. O que realmente vai pesar no ENEM é o seu conhecimento geral da atualidade. Dentro desse contexto é que as questões irão se utilizar de todas as matérias que você deve ter estudado seguramente durante os três anos do Ensino Médio. Mais importante do que decorar todas as regras, nomes, datas, locais e cálculos, é estar a par de tudo que acontece no mundo. A atualidade é o que cai na prova do Enem.


Mas se você está se perguntando quais matérias caem no ENEM, nenhuma resposta é melhor que essa: todas. Não adianta querer estudar mais uma do que a outra. O peso das matérias varia pouco de curso pra curso. Alguns exigem mais acertos em ciências exatas, mas a maioria tem peso igual. O importante é absorver o máximo de conhecimento possível durante os três anos do ensino médio, uma vez que o ENEM é justamente a prova final de que você aprendeu tudo que foi ensinado durante esses três anos.

As matérias do Enem são divididas em Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Códigos e Linguagens, Ciências Exatas e redação. Ciências da Natureza engloba o estudo de Biologia e Química, Humanas, as matérias de História, Geografia e até um pouco de Filosofia e Sociologia, Códigos e Linguagens fica a par da parte de Português e de Língua Estrangeira, seja ela Inglês ou Espanhol. Ciências Exatas, Matemática e Física, somente e a redação, é bom que você tenha uma boa escrita e bons argumentos.

Boas dicas para ajudar na hora de estudar para o Enem são, no caso de exatas, praticar um pouco de cálculo com as provas dos anos anteriores, códigos e linguagens cai muita interpretação de texto e imagem, então, procure ler muito jornais e revistas para treinar sua leitura e interpretação. A parte de língua estrangeira é muito fácil. Pode treinar entrando em sites estrangeiros e ouvindo músicas em inglês, com a tradução e a letra original, para pegar vocabulário. Mas é muito fácil. Ciências Humanas também cai muita interpretação de texto. Nessa matéria, mais do que nas outras, é necessário estar muito bem informado da atualidade.

No mais, a área de ciências da natureza tem muito a ver com o meio ambiente, portanto, além de bom conhecimento das matérias de biologia e química, também é bom estar bem informado das notícias sobre a preservação da natureza, pois ela entra muito no contexto das questões. E contexto é a palavra certa sobre o ENEM. Para a redação, preste atenção em todas as notícias do jornal e concentre-se naquelas mais importantes que atingem nossa realidade. Vai ser tema da redação com certeza. Estude com sabedoria e boa sorte!

Fonte: http://enem.net/

Nenhum comentário: