NO BRASIL
Momento sociocultural
Ø As máquinas e o ritmo acelerado da civilização industrial se
incorporavam à paisagem brasileira.
Ø Problemas sociais antigos continuam sem solução, produzindo
tensões e conflitos graves. Os meios intelectuais sentem que é preciso reformar
o Brasil, mergulhado numa contradição grave: ao mesmo tempo em que se modernizava,
mantinha uma organização social arcaica.
Características literárias
Ø A 1ª fase é a da ruptura com o passado. Humor, uso coloquial,
primitivismo, vanguardas, tudo é válido para criar uma literatura em sintonia
com os novos tempos.
Ø Na 2ª fase se estabelecem o romance regionalista, que retrata
uma certa região do país, e a prosa intimista, que estuda o homem urbano.
Ø A 3ª fase nega algumas das propostas da 1ª e retoma o uso
cuidadoso e consciente da palavra. O número de correntes literárias e autores
cresce, o que torna difícil classificar essa fase.
Autores e
obras
Ø Mário de Andrade: deixou
uma obra vasta e muito influente, onde os destaques são Paulicéia Desvairada (1922),
Macunaíma
(1928), Contos Novos (1946), Lira Paulistana (1946).
Ø Oswald de Andrade:
incorporou elementos das vanguardas européias em seus poemas. Escreveu Memórias
Sentimentais de João Miramar (1924), Paul Brasil (1925), Serafim
Ponte Grande (1933), O Rei da Vela (1937).
Ø Manuel Bandeira:
deixou obra lírica, precisa e simples, mas muito bem construída. Destacam-se Libertinagem
(1930), Estrela da Manhã (1936), Itinerário de Parságada (1954), Estrela
da Vida Inteira (1966).
Ø Graciliano Ramos: expoente
do romance regional e de análise psicológica. Principais obras: São
Bernardo (1934), Angústia (1936), Vidas
Secas (1938), Memórias do Cárcere (1953).
Ø Carlos Drummond de
Andrade: considerado o maior poeta da literatura brasileira, deixou obra
que expressa a angústia do homem contemporâneo. Destaques: Alguma Poesia (1930), Sentimento
do Mundo (1940), A Rosa do Povo(1945), Claro
Enigma (1951), Boitempo (1968).
Ø João Cabral de Melo Neto:
um dos poetas brasileiros mais importantes, deixou obra sem exageros
sentimentais, precisa e seca. Destaques: Pedra do Sono (1942), O Cão
sem Plumas (1950), Morte e Vida Severina (1956), Museu
de Tudo (1975).
Ø Clarice Lispector:
autora de obra voltada ao intimismo e ao mergulho psique dos personagens.
Principais obras: A Cidade Sitiada (1949), A Paixão segundo G.H. (1964), Água
Viva (1973), A Via-Crucis do Corpo (1974), A
Hora da Estrela (1977).
Ø Guimarães Rosa:
usando o sertão mineiro como cenário, criou obra que investiga temas
universais. Destaques: Saragana (1946), Corpo
de Baile (1956), Grande Sertão:Veredas (1956), Tutaméia
(Terceiras Estórias), (1967).
Ø Cecília Meireles:
Escreveu uma poesia repleta de musicalidade, demonstrando influências
simbolistas. Escreveu Mar Absoluto (1945), Romanceiro
da Inconfidência (1953) e outros.
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